Os 5 benefícios do inhame para saúde


O consumo de inhame é muito popular nalgumas zonas, sendo uma planta com inúmeros benefícios para a saúde.
Este tubérculo pode ser consumido da mesma forma como a batata, sendo por isso um alimento muito versátil na confeção de refeições.

Cozido, em forma de puré, em saladas, em sopas ou assado, o inhame pode ser uma excelente aquisição para a sua dieta diária. Confira de seguida os 5 benefícios do inhame para a saúde.

Os benefícios do inhame para saúde

Coração

Este tubérculo é fonte de várias substâncias importantes para a saúde do organismo humano, nomeadamente a vitamina C, a vitamina B6 e potássio.
A vitamina C, além de ser um poderoso antioxidante, promove ainda a vasodilatação.
A vitamina B6 ajuda a eliminar a homocisteína, tendo por isso um efeito muito importante na manutenção da saúde cardiovascular.
Por fim, o potássio ajuda a controlar a pressão arterial.




Cancro
O inhame é rico em vitamina C, que como já referimos, é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres. Estes são substâncias que estão por detrás do stress oxidativo que pode levar ao aparecimento de vários cancros.
Ossos
O inhame, além de ser uma fonte de fósforo, é também rico em cálcio, sendo por isso um alimento importante para ajudar a manter os seus ossos fortes e saudáveis.
Sistema nervoso
O inhame tem também um efeito muito benéfico para a saúde do sistema nervoso, fruto da grande quantidade de vitamina do complexo B. Além da vitamina B6, o inhame tem também a vitamina B1 (tiamina) e a vitamina B3 (niacina), com propriedades importantes para o funcionamento do sistema nervoso.
Perda de peso
O inhame é um excelente alimento para quem pretende emagrecer. Rico em hidratos de carbono complexos e fibras, e pobre em calorias, este é um excelente alimento para integrar a sua dieta.
O inhame, devido à sua composição, ajuda-o a manter-se mais tempo saciado, promovendo ainda o controlo dos níveis de glicose no sangue.