Na verdade, até existem sistemas de recolhimento de óleo de cozinha usado em algumas localidades, mas ainda assim nem sempre são eficientes.
No entanto existe uma forma muito útil de reutilizá-lo: usando-o para fazer sabão para limpeza doméstica, como para lavar roupas, louça e limpeza geral.
A receita a seguir utiliza menos soda cáustica do que as comuns, mas ainda assim o sabão não deve ser utilizado para finalidades cosméticas.
A soda cáustica, então, deve ser manuseada com total cautela, já que é muito corrosiva.
A ordem dos ingredientes deve ser respeitada.
Aqueça a água até que ela atinja a temperatura de 40 graus centígrados. em seguida, coloque-a no recipiente pequeno, juntando pouco a pouco a soda cáustica com a colher de pau, misturando bem, até que não existam mais escamas.
A máscara aqui é estratégica, pois você não poderá aspirar o vapor emitido pela soda cáustica.
Jamais misture água fria à soda cáustica. Jamais coloque água sobre a soda cáustica, e sim soda cáustica à água. Reserve.
Nunca utilize recipientes de plástico fino como garrafas PET ou de alumínio. Esses detalhes devem ser bem observados para não causar reações indesejadas com a soda cáustica.
Coe o óleo de cozinha para retirar suas impurezas mais grosseiras. Aqueça-o até chegar aos 40 graus centígrados e coloque-o no balde.
Na sequência, adicione, bem devagar, a soda reservada ao óleo. As porções devem ser pequenas, mexendo por cerca de 20 minutos, ou até atingir o aspecto de leite condensado.
Esse tempo de mistura será necessário para que exista reação entre o óleo e a soda, e garantir que a pasta não vai empelotar.
Em seguida, adicione os ingredientes restantes: óleo essencial e, se for o caso, conservante. Misture bem até que fique homogêneo.
Se a mistura estiver líquida demais, acrescente lentamente o álcool e mexa por dez minutos. A mistura ganhará um aspecto de brigadeiro de panela. Coloque-a na bandeja de plástico ou na forma escolhida.
Quando secar, o sabão estará pronto para ser cortado e utilizado na limpeza geral da casa. Mas o ideal é que ele ainda passe por mais 15 dias em repouso em lugar fresco, seco e longe do sol, para assegurar a reação completa da soda cáustica.
Para medir o pH do sabão, utilize um pedaço de papel tornassol. A Anvisa permite sabões com pH máximo de 11,5.
Sabão com Óleo de Cozinha: Informações Adicionais
Procure fazer o sabão sempre em quantidades menores, já que as receitas caseiras são menos duráveis que os industrializados.
Armazene-o em potes de plástico hermeticamente fechados, em pacotes plásticos à vácuo, na geladeira ou em embalagens escuras e opacas: protegê-lo do contato com o ar, com o calor e/ ou com a luminosidade aumenta sua vida útil.
Caso queira adicionar cor ao sabão, utilize corantes naturais, como a argila, por exemplo. Corantes alimentícios não devem ser empregados, pois não possuem estabilidade no meio alcalino do sabão, o que poderá modificar a coloração final do item.
Se for utilizar o sabão para lavar roupas, não adicione corante de nenhuma espécie. Os aromatizantes, neutralizam o odor do óleo de cozinha, mas limite-se aos óleos essenciais. Essências sintéticas com ftalatos e parabenos devem ser evitadas.