Quatro motivos para fazer exames preventivos de câncer de mama

Quatro motivos para fazer exames preventivos

Quatro motivos para fazer exames preventivos

Em 2017, a aposentada Irene Campos ganhou a oportunidade de recomeçar. Ela descobriu um câncer de mama e, a partir do Programa Mulheres do Peito, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, teve acesso a todas as etapas do tratamento em menos de um ano, pertinho de casa. "Se Deus está me dando essa chance, é porque ele quer que eu viva. Então, eu vou viver", lembra ela, que teve esse pensamento positivo à época do diagnóstico.


O Programa Mulheres de Peito fez toda a diferença nesse processo, já que Irene não podia contar com outras opções de tratamento perto de casa. O tempo é um elemento crucial na descoberta e no tratamento da doença.

Quatro motivos para fazer exames preventivos


"Eu fui fazer o exame em março. Peguei o resultado no começo de abril. Não tem um ano ainda e eu já passei por todos os processos do tratamento", explica Irene. Hoje, ela só tem motivos para comemorar: venceu todas as etapas do tratamento de câncer de mama e recomeçou a vida, devido à detecção precoce da doença.

Quatro motivos para fazer exames preventivos

 Conheça mais dessa história.
O Programa Mulheres de Peito ajuda nesse sentido, permitindo que pacientes busquem atendimento e recebam diagnósticos com muito mais agilidade.
O câncer de mama é o tipo de tumor de maior incidência entre as mulheres, correspondendo a 28% dos novos casos a cada ano no Brasil, segundo estatísticas do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

O tumor, que é mais frequente a partir dos 50 anos de idade, multiplica-se nas células mamárias sem causa aparente. Entre os fatores de risco para a doença estão hereditariedade, reposição hormonal, sobrepeso e excesso de bebida alcoólica.

Apesar dos diferentes tipos e graus da doença, o câncer de mama tem boas chances de tratamento e cura quando detectado no início. Por isso, é fundamental realizar o exame de mamografia, que consegue rastrear alterações no exame ou suspeitas de câncer. Assim, é possível iniciar um tratamento para o câncer com mais agilidade.
Programa Mulheres de Peito

Quatro motivos para fazer exames preventivos


O Programa Mulheres de Peito, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que teve início em 2013, realiza exames gratuitos de mamografia por todo o Estado com a ajuda de quatro carretas móveis e 300 postos fixos, incentivando os exames de prevenção. As carretas são equipadas com mamógrafos, aparelhos de ultrassom, conversor de imagens, impressoras, computadores e outros equipamentos que ajudam na detecção do câncer de mama em todos os estágios.

Para facilitar o acesso, mulheres entre 50 e 69 anos de idade não precisam de pedido médico para realizar a mamografia. No Brasil, recomenda-se que o grupo realize o exame a cada dois anos, pelo menos. Quem está fora dessa faixa etária recebe atendimento normalmente com o encaminhamento médico.



Quatro motivos para fazer exames preventivos

Desde o início das atividades, o Programa Mulheres de Peito já realizou mais de 153 mil exames, alcançando a média de três mil mamografias por mês. Desse total, 1,8 mil exames apresentaram alguma alteração suspeita.