Andar 10.000 passos por dia pode garantir mais saúde?


OBG
A regra dos 10.000 passos tem como objetivo promover mais saúde. Essa regra se tornou popular com um pedômetro japonês nos anos 60 com o nome "manpo-kei", que significa "10.000 passos contador", de acordo com o UC Davis Integrative Medicine.
Com o lançamento de muitos relógios smart e relógios fitness, a regra dos 10.000 passos está se tornando cada vez mais popular. Mas, muitos ainda não sabem o porquê de 10.000 passos e seus benefícios.

Estudos comprovaram que pessoas que andam 10.000 passos têm uma pressão arterial mais baixa, níveis de glicose mais estáveis e até mesmo um humor melhor.

"Se você olhar bem, se todos fizessem os 10.000 passos por dia na América, nós estaríamos diminuindo $500 bilhões no orçamento de saúde por ano e isso mostra que poucas pessoas atingem essa meta e as doenças crônicas teriam uma queda", diz Roizen, autor do livro Age Proof: Living longer without running out of money or breaking a hip.

Andar 10.000 passos por dia pode garantir mais saúde?

Não é recomendado especificamente 10.000 passos por dia, mas é recomendado que as pessoas façam uma atividade física moderada por pelo menos 150 minutos por semana, ou seja, 30 minutos por dia, de acordo com reportagem do US Today.

Um adulto que faz atividade física moderada por 150 minutos por semana, anda em média 7.500 passos por dia.

"Então, considerando esse ponto de vista, 10.000 passos representam um esforço maior para a maioria dos adultos. Faça mais do que é recomendado e você verá benefícios para a sua saúde no futuro", explica Neil Johannsen, professor assistente da Escola de Cinesiologia da Universidade Estadual do Louisiana.


Andar 10.000 passos por dia pode garantir mais saúde?

Andar 10.000 passos por dia pode garantir mais saúde?


Um estudo Escocês sugeriu que 15.000 passos podem trazer ainda mais benefícios. Os pesquisadores notaram que pessoas que andavam em média 15.000 passos por dia tinham o tamanho da cintura normal, níveis saudáveis de colesterol e menor risco de doença cardíaca.
Segundo reportagem da UOL, esforços físicos como subir de escada ao invés de pegar o elevador, andar até o ponto de ônibus, já diminui o risco de doenças.

Você não precisa ter um número ideal para andar todos os dias, 10.000 passos para muitas pessoas é uma meta que elas tentam alcançar. No final do dia o importante é fazer uma atividade física diariamente em que a intensidade alcance um nível moderado ou vigoroso.

Um estudo científico feito pelo National Cancer Institute analisou dados de 4.840 pessoas entre 2003 e 2006 e foi descoberto que um esforço relativamente pequeno já reduzia o risco geral de mortes em crianças. Ou seja, mesmo que você não consiga fazer uma atividade física